*Por Beatriz Farias
Com a instantaneidade da informação, involuntariamente tornou-se imprescindível adaptar nossos meios de entretenimento para plataformas que chegam mais rápido e de forma mais acessível a um grande número de pessoas. Para acompanhar tirinhas já não necessita mais que se compre o jornal e as localize (mesmo sendo um hábito bacana, que fique claro que o objetivo do texto não é desencorajar os leitores que ainda escolhem essa forma de obter o conteúdo), escolhemos o que queremos consumir porque há uma infinidade de opções a procura de um clique para serem descobertas.
Pensando nisso, hoje mostro para você as cinco web tiras que acredito melhor dialogar com a necessidade do nosso tempo: divertir, conscientizar e provocar. Tudo isso com um diálogo simples e um desenho de qualidade, para todos os gostos.
Will Leite é criativo ao falar do cotidiano sem um foco específico numa crítica. Mesmo as vezes o fazendo, suas tiras divertem por apontar aspectos comuns com nossa vida, ou pensamentos que normalmente temos e não compartilhamos pela mania de ter medo do nosso ridículo – impossível não tranquilizar-se ao vê-lo tão bem exposto, com esse uso inteligente de cores e tons e uma facilidade em admitir a bobagem boa que existe dentro da gente.
Confira a entrevista que fizemos com Will aqui.
Rebeca Prado revolucionou as web tiras com a graciosidade do seu desenho e extraordinária beleza das cores. É feito a mão, dá vontade de fazer quadro e colocar na parede. Provocando o esperado, o conteúdo mostra uma viking (Lif) muito mal humorada e sua relação com os “amigos”, cachorro e família. O talento é visível e além de divertir e causar identificação – pra ser sincera -, ainda deixa o recado de que as meninas não necessitam ser educadas para tornarem-se “princesinhas”.
Confira a entrevista que fizemos com Rebeca Prado aqui.
O que me interessa nas “Mentirinhas” contadas por Fábio Coala é o diálogo entre texto e imagem, com um desenho atrativo repleto de cores que as vezes fala por si só, e quadrinhos que acompanham a ideia com qualidade e precisão. Coala é um observador atento ao dia a dia, então quando transpõe para as tirinhas, seja para rir ou não, sua mensagem é clara e chega sem dificuldade em qualquer pessoa.
Confira a entrevista que fizemos com Fábio Coala aqui.
É impossível ler as tirinhas da Fernanda Nia sem pensar uma única vez “eu também!”. Com um misto de inocência e muita sinceridade, Niazinha (em conjunto da Sra. Garrinhas, entre outros personagens que você provavelmente reconhecerá do seu cotidiano) passa por situações parecidíssimas com a minha e a sua, nas tirinhas são ilustradas o acontecimento e a verdadeira forma com que nos sentimos perante ele. O paraíso de quem admite sua esquisitice e a vive intensamente.
Confira a entrevista que fizemos com a Fernanda Nia aqui.
Você provavelmente já viu alguma tirinha do Alexandre Beck enquanto passeia pelo Facebook ou em outras redes sociais. A verdade é que é impossível não levar certo choque de realidade ao se deparar com a criança tão cheia de questões e sabedoria. Armandinho é o que a nossa sociedade precisa urgentemente.