* Por segurança aconselhamos a confirmar as informações no site oficial de cada evento (que está linkado no título), não nos responsabilizamo por possíveis alterações
Casa das Rosas – 25 de janeiro
15h – PALESTRA
HISTÓRIAS DO SAMBA PAULISTA POR OSVALDINHO DA CUÍCA
com: Osvaldinho da Cuíca e os músicos Rodrigo Nogueira e Marcelo Barro
Nascido em pleno carnaval de 1940, o sambista Osvaldinho da Cuíca vem cantando e contando com toda a dedicação a experiência vivida ao longo de 60 anos de samba, trazendo fatos e curiosidade, desde as primeiras gravações, os primeiros sucessos de rádio e as transformações, até chegarmos à atualidade.
17 – RECITAL
CRONISTAS DA CIDADE
com: Dani Mattos, Tito Longo, Rodrigo Carneiro e Edu Batata
Uma homenagem à cidade de São Paulo cantada em verso, prosa e muito samba, por gente de peso que conheceu muito bem nossa cidade: Adoniran Barbosa, Paulo Vanzolini e Germano Mathias. Também serão apresentados diálogos desses compositores que retrataram a vida na capital durante o século XX.
19h – SARAU
SARAU-CONCURSO: SAMPOEMAS
São Paulo é uma cidade que provoca uma série de sentimentos por vezes antagônicos em seus habitantes e visitantes. Uns amam, outros odeiam. Mas o fato é que a Pauliceia Desvairada tem um jeito único que é só seu. Neste Sarau, três poetas paulistanos serão os jurados e selecionarão o melhor poema sobre a cidade, que renderá ao vencedor um kit de livros. Inscreva-se e declame São Paulo!
Encontro Peripatético: Roteiro de um Poeta Em São Paulo
25 de Janeiro de 2015 | 9h30 às 14h30
Por Núcleo de Ação Educativa da Casa Guilherme de Almeida e Laercio Cardoso de Carvalho
Este Encontro Peripatético, inspirado em “Meu roteiro sentimental da cidade de São Paulo” (texto de Guilherme de Almeida, de 1967, incluído no livro de crônicas Pela cidade, 2004) terá início com uma visita à Casa, e seguirá até a Estação República do Metrô, no centro da cidade, onde serão visitados locais, entre a Praça da República e a Praça da Sé, ligados à memória e à trajetória de Guilherme de Almeida (como sua formação no Largo de São Francisco, sua atuação na Semana de Arte Moderna de 1922, seu trabalho jornalístico na Folha da manhã etc.), com comentários do guia de turismo Laercio Cardoso de Carvalho. O final do encontro será no restaurante Cama & Café São Paulo, instalado em antigo casarão na Rua Roberto Simonsen, n° 79, na Sé, onde será oferecido um almoço elaborado com base em menu oferecido por Guilherme de Almeida, em sua casa, por ocasião de seu aniversário, em 1962.
Custo: a participação é gratuita; o participante deverá pagar sua passagem de metrô, para o percurso da Casa Guilherme de Almeida ao centro.
O São Paulo Bike Tour 2015 é um roteiro ciclístico organizado pelo Clube Sampa Bikers. O percurso é de 20 km, indicado para ciclistas experientes, pelas principais avenidas e artérias da cidade, passando pelos pontos turísticos do centro. Trata-se de uma experiência de cicloturismo para os amantes do pedal e da qualidade de vida. É uma maneira única de conhecer e homenagear esta cidade tão amada e odiada por todos.
A inscrição foram através do site www.sampabikers.com.br. Ficou acertado que o participante entregaria um kit de material escolar do fundamental 1, que foi doado ao bazar da AACD. A idade mínima é de 16 anos e o uso de capacete é obrigatório, naturalmente. Veja todas as condições no site oficial do evento. Apoiando esse evento, o Memorial contribui para fortalecer a cultura da bicicleta na cidade, que está mudando comportamentos, seja para lazer, locomoção para trabalho ou atividade esportiva.
25 de janeiro (dom), 19h – Memorial da América Latina
Conexão Cultural São Paulo | Transforma SP – MIS
Intervenção
12h às 20h | Foyer – PingPoint – Projeto que promove o uso e a transformação do espaço público por meio da instalação de mesas de pingue-pongue gratuitas.
Música
14h às 16h30 | área externa – Karaokê na Praça – Projeto inspirador que visa ocupar a cidade de São Paulo da melhor com muita música. É um karaokê itinerante, com o objetivo de ocupar locais públicas, gratuitamente, para todo mundo ouvir (e cantar, claro).
Música
12h às 14h | área externa – Jazz na Kombi – Um grupo de estudo que promove o Jazz na rua, seu lugar de origem. A ideia é compartilhar descobertas com o público, que passa a interferir na paisagem sonora.
Música
17h | Auditório – Memórias De Um Caramujo – A banda surgiu em 2007, e desde então tem desenvolvido um trabalho de composição, arranjo e interpretação de canções autorais. Com dois CD lançados, o grupo tem se apresentado nas principais casas de show de São Paulo.
Música –
20h | Auditório – @Charlie e Charlie & Os Marretas – Formada em 2009, a banda foi inspirada pela sonoridade e atitude do funk dos anos 70. Através de uma vasta pesquisa do gênero e de seus derivados, aliada aos anos de estrada, Charlie e Os Marretas desenvolveu um estilo próprio aplicado na gravação do seu primeiro disco, lançado em maio de 2014. O resultado é uma combinação voltada para as pistas, que remete aos saudosos tempos dos bailes black.
Exposição
12h às 22h | 25.01 a 8.02 – Parte Interna – Portas da RUA- A instalação é composta por portas espalhadas pelo museu, cada uma contendo um pequeno universo de São Paulo, com elementos que remetem a vida na cidade. Lugares que podem ser considerados “pequenas São Paulo”, que acolhem a cada dia mais pessoas para continuar transformando a cidade.
Gastronomia
Depois dos food trucks, chegou a hora das Food Bikes invadirem São Paulo. Modernas e ambientalmente corretas, elas vêm sendo vistas com cada vez mais frequência nas esquinas da cidade, transformando e dando um ar sutil na paisagem da grande metrópole. Para o Conexão Cultural, estão confirmados: BIKE CAFÉ, Le Sacolé, Bike Burguer,Brownie Affair, Pudim a gosto e Los Mendozitos.
Exposição Memória Mutante
Em paralelo, o evento “Memória Mutante” reune 210 fotografias de São Paulo, propondo o encontro entre as imagens de Militão Augusto de Azevedo (1862) e Ivo Justino (1970) a fim de dimensionar a complexidade das camadas de memória urbana.
Até 1º de fevereiro – Oca do Ibirapuera (gratuito)