*Por Talita Guimarães
Sexta-feira, 7h da manhã. Eu e minha irmã Talissa pelejamos com nossas mochilas pelo corredor do ônibus cheio. Nosso objetivo é ir para o fundo do ônibus, onde vislumbramos algum pedaço livre no corredor.

Arte: Talita Guimarães
Estou em um daqueles dias em que a cólica quase me dobra ao meio de dor, em que sair de casa é mais que um ato de coragem, mas uma demonstração de bravura. Em pé, respiro fundo e olho para Talissa, que discretamente pergunta se estou bem. Respondo com um crispar de lábios e um aceno positivo de cabeça como quem diz “é, na medida do possível”.
E então a mágica acontece. Um rapaz sentado próximo a nós se levanta repentinamente e me oferece seu lugar.
A oferta, inédita para mim, custa a ser inteiramente processada pelo meu cérebro. Até que aceito o assento oferecido agradecendo ao rapaz, que imagino, já vai descer.
Só que ele não desce. Segue viagem conosco por mais uma, duas, três, várias paradas. Só então me dou conta da real gentileza de seu gesto e peço para segurar sua mochila.
Por dentro minh’alma se emociona, a cólica até se ameniza.
Gentileza garante paz aos nossos dias.
Se essa gentileza ocorre 3x na vida é mto, mas com certeza ficamos de cara em todas as vezes. E ainda ganhamos o dia ❤
LikeLiked by 1 person
Já tive essa sorte no ônibus duas vezes e torço para poder sempre me deparar com situações assim em que a gentileza pode partir da gente ou vir pra gente ou ainda acontecer diante dos nossos olhos entre outras pessoas. É sempre acalentador presenciar/vivenciar gestos gentis. #gentilezageragentileza Abração, Kleris! 😉
LikeLike
Que coisa mais linda, que rapaz mais maravilhoso! É muito estranho a gente se surpreender com algo que deveria ser o padrão. Meu pai contava que um homem jamais deixava de dar lugar a uma mulher ou de ajuda-la a carregar alguma coisa. Lembro de ter visto um senhor que trabalha comigo subir no nosso ônibus do trabalho carregando a mala de uma colega. Fiquei tão feliz que mandei email pra ele contando que eu tinha percebido a gentileza dele. Não só diversas espécies de animais estão em extinção ou risco de extinção, como a gentileza humana. Tomara que ainda dê tempo de salva-las todas.
LikeLike